Alunos são premiados na Olimpíada Brasileira de Informática
Jovens foram os únicos do estado do RJ no quadro de medalhas nacional
Os graduandos do IMPA Tech Mateus Almeida e Lucas Fraga foram os únicos estudantes do estado do Rio de Janeiro a ganharem medalhas no nível sênior da modalidade de programação da 27ª OBI (Olimpíada Brasileira de Informática). A fase final da prova possui 5 tarefas de programação que podem ser resolvidas com uma linguagem entre Python, C, C++, Java e Javascript. Este nível é destinado a alunos no 1º ano da graduação ou no 4º ano do Ensino Técnico.
Mateus Almeida conquistou medalha de prata, ficando em 5º lugar dentre 1.940 participantes de todo o Brasil. Essa foi a primeira premiação do aluno na OBI, que também é medalhista da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). “[Receber essa medalha] é gratificante, porém não vou me contentar totalmente com o resultado, acredito que tenho muito a melhorar e buscarei evoluir sempre para conquistar uma medalha na SBC (Sociedade Brasileira de Programação) e, sonhando alto, na ICPC (International Collegiate Programming Contest)”, disse.
Já Lucas Fraga ficou com a medalha de bronze, e ficou em 19º lugar. “Gosto muito de olimpíadas e acho que são um ótimo incentivo ao estudo. Acredito que as aulas de programação do IMPA Tech têm um nível muito bom e podem ter ajudado na olimpíada”, contou. Fraga também é medalhista da OBMEP e da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), conquistas que possibilitaram seu ingresso no ensino superior.
A prova da OBI é composta por 3 fases: local, estadual e nacional. No total, 33 graduandos do IMPA Tech participaram da fase 1 da competição. Desses, 20 foram classificados e participaram da fase 2, em agosto. Por fim, 7 foram classificados para a fase 3, que ocorreu em 27 de setembro na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Estudantes do IMPA Tech na fase 3 da prova, realizada na UFRJ
A aluna Gabriela Naomi Ogido foi a representante feminina do IMPA Tech melhor colocada, conquistando o 75º lugar nacionalmente.
Além da conquista na OBI, Fraga e Almeida já participaram de outras competições de programação. Em setembro, ao lado do aluno Amon Vanderlei, a dupla foi aprovada para a fase final da Maratona de Programação da SBC (Sociedade Brasileira de Programação). Juntos, os alunos ficaram em 39º no ranking nacional, dentre 984 equipes. O desafio final da SBC, que é o maior evento de programação competitiva do Brasil, será em São Paulo, de 6 a 9 de novembro.
Leia mais: Diplomatas europeus participam de debate com estudantes
Veja também: ‘Axioma’: inscrições abertas para aulas de matemática avançada
