Diplomatas europeus participam de debate com estudantes
Cônsules da União Europeia estiveram no IMPA Tech na sexta-feira (17)
Representantes diplomáticos da União Europeia participaram de uma roda de conversa com os estudantes do IMPA Tech na sexta-feira (17) no Porto Maravalley. O encontro foi organizado com o apoio do Consulado-Geral da Alemanha no Rio de Janeiro e pela professora de “Construção de Narrativas Textuais”, Cilene Rodrigues.
Participaram do debate o vice-embaixador dos Países Baixos, Roderick Wolfs; o cônsul-geral dos Países Baixos, Job Runhaar; o cônsul-geral da Alemanha, Jan Freigang; a cônsul-geral da Bélgica e decana do corpo consular, Caroline Mouchart; o cônsul honorário da Suécia, Jan Lomholdt; o adido econômico do Consulado-Geral da Itália, Pietrino Cadoni; e o adido cultural do Instituto Italiano de Cultura, Giovanni De Leva.
Antes do início da roda de conversa, os diplomatas foram recebidos no Porto Maravalley pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e pela gerente acadêmica do IMPA Tech, Nara Bobko, e fizeram um tour guiado pelas instalações.
No início do mês, os estudantes participaram do 2º Modelo das Nações Unidas com debates sobre diplomacia, política e questões globais. O encontro com os diplomatas reforça o papel do IMPA Tech como espaço de pensamento interdisciplinar. “Pensamos em tópicos que interessam esse corpo diplomático, vinculados ao Brasil, e ao mesmo tempo englobam ciência. [Esse evento] é muito legal porque mostra o sucesso da instituição. Estamos vendo o diálogo da União Europeia com uma instituição de ensino brasileira”, disse a professora Cilene.
Para a conversa com os diplomatas, os alunos trouxeram assuntos trabalhos no Modelo da ONU — escravidão moderna, construção de data centers, políticas de implementação tarifária e marco regulatório da internet —, mas englobando também a sustentabilidade e as mudanças climáticas, tendo em vista a aproximação da COP 30 no Brasil. Alguns dos cônsules estarão na Conferência sobre Mudança do Clima, que será de 10 a 21 de novembro em Belém (PA).

Representantes diplomáticos da União Europeia com alunos do IMPA Tech
O estudante Davi Pestana destacou a importância do diálogo entre ciência e humanidade. “Cada um dos senhores traz consigo um fragmento de mundo, um ponto em um mapa maior. Talvez o papel da matemática, bem como o da diplomacia, sejam extremamente o mesmo: descobrir as equações invisíveis que ligam esses pontos”, disse.
O cônsul-geral da Alemanha, Jan Freigang, reforçou a importância da cooperação internacional. “Somos representantes de um país diferente, mas somos todos representantes da União Europeia. Hoje temos uma oportunidade de dialogar. Não temos todas as respostas, mas podemos debater e procurar soluções.”
O avanço da tecnologia e seus impactos sociais também estiveram em pauta. “Em todo o globo, existem campanhas de desinformação e disseminação de informações falsas. A tecnologia, ao mesmo tempo que tem pontos positivos, apresenta muitas preocupações e efeitos indesejados. As respostas dos países estão ligadas à valores distintos, como a proteção de direitos fundamentais, responsabilização de plataformas e liberdade de expressão”, disse o cônsul-geral dos Países Baixos, Job Runhaar.
Leia mais: Workshop do NCE aborda técnicas de apresentação e networking
Veja também: No Dia dos Professores, alunos fazem tour no Estádio do Maracanã
