Graduandos participam de nível universitário da OBM
Olimpíada foi realizada na quinta (9) e sexta-feira (10) no Porto Maravalley
Graduandos do IMPA Tech participaram do nível universitário da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), competição promovida pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), na quinta (9) e sexta-feira (10). A prova foi realizada no Porto Maravalley, que foi um polo de aplicação exclusivo para estudantes do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação.
Esta foi a primeira vez que o aluno Vinícius Flesh participou da OBM, graças ao seu bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) em 2024. “Dei o meu melhor na prova, porque sei que as olimpíadas são uma grande porta de oportunidade. O nível da OBM foi muito bem formulado, trazendo desafio e nos motivando a pensar nos problemas de vários ângulos diferentes”, disse.
Flesh entrou no IMPA Tech a partir de suas conquistas nas competições científicas, que garantiram sua vaga no Ensino Superior. “Sempre tive dificuldade em me dedicar integralmente para o ENEM, porque trabalhava durante o dia e estudava à noite, então nem sempre tive tempo. O ingresso por olímpiadas do conhecimento é muito mais inclusivo, pois valoriza o talento de alunos, por mais que tenham suas limitações”, afirmou.
Nara Bobko, gerente acadêmica do IMPA Tech, ressaltou a importância desse tipo de desafio acadêmico. “Aceitamos as olimpíadas no processo seletivo para a graduação e é importante que eles continuem atuando nesse ramo. A competição é bem interessante porque desafia os alunos a estudarem mais. Além de superarem seus próprios limites, podem ver como estão perante outros alunos do mesmo país. Além disso, a prova nos ajuda a entender como está o nível de matemática do Brasil e conseguimos localizar onde estão os alunos que têm uma expertise para essa área”, disse.
Esta foi a segunda fase do nível universitário da OBM, composta por 3 questões discursivas em cada dia. Além da OBMEP, existem diferentes pré-requisitos que podem classificar os estudantes para a olimpíada, como ter sido premiado na OBM no ano anterior, ser premiado pela Competição Elon Lages Lima de Matemática, entre outros.
