IMPA Tech é destaque em programas de educação do Governo Federal
Lista com 40 iniciativas nacionais foi divulgada nesta quarta-feira (22)
O IMPA Tech é destaque na lista, divulgada pelo Governo Federal nesta quarta-feira (22), com 40 iniciativas e ações que aprimoraram a educação brasileira desde 2023. O programa de graduação do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) é financiado por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Inaugurado em 2024 pelo presidente Lula, a faculdade gratuita fica na zona portuária do Rio de Janeiro.
Mais de 180 estudantes de todo o Brasil já ingressaram no bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação, que tem o objetivo de capacitar os jovens para entrar de forma efetiva no mercado de trabalho. O curso de ensino superior possui um ciclo básico, seguido da escolha de uma entre quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física.
A seleção do MEC reúne 40 programas e iniciativas adotados desde janeiro de 2023. A lista foi pedida ao ministro da Educação, Camilo Santana, pelo presidente Lula em cerimônia que celebrava o Dia do Professor, em 15 de outubro. “A educação é aquele caminho que a gente aponta e vê uma luz no fim do túnel. Da parte do nosso governo, não faltará atitude para melhorar a educação neste país”, disse o presidente durante a cerimônia.
O IMPA Tech não ganhou destaque à toa. Jovens brasileiros de 23 estados brasileiros cursam a faculdade no Rio de Janeiro, que oferece alojamento estudantil e auxílios financeiro e alimentação. A seleção dos alunos é baseada no desempenho em olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) – maior competição científica do país, promovida também pelo IMPA – ou na nota de Matemática do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
“Seguimos crescendo e atraindo talentos de todo o Brasil, reafirmando nosso compromisso com a formação de excelência e o avanço em na área de Matemática, Tecnologia e Inovação”, disse a gerente acadêmica do IMPA Tech, Nara Bobko. A expectativa para 2026 é crescer ainda mais. O edital para a nova turma da graduação, que selecionará até 100 estudantes, será lançado nesta sexta-feira (24). As inscrições abrem em 3 de novembro no site da graduação.
Outro diferencial do bacharelado é a localização do campus, que divide o espaço do hub de tecnologia da prefeitura do Rio de Janeiro, o Porto Maravalley, com 70 empresas e 45 startups residentes. Os alunos se capacitam em um ambiente de inovação e colaboração entre academia e mercado de trabalho.
Além do IMPA Tech, o “Compromisso Nacional Toda Matemática” é outra iniciativa da área das exatas destacada na lista. O programa, anunciado durante a 19ª Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP, em junho deste ano, promove a melhoria contínua do desempenho acadêmico e dos resultados de aprendizagem dos estudantes em matemática.
Leia mais: Takahashi apresenta seminário sobre vocalização de primatas
Veja também: Alunos são premiados na Olimpíada Brasileira de Informática
