‘Integrando’: projeto de extensão oferece tutorias gratuitas
Graduandos tiram dúvidas da comunidade sobre matemática, física, dados e computação

Com o objetivo de aproximar estudantes e compartilhar conhecimento, o IMPA Tech criou o Integrando, projeto de extensão que oferece tutorias on-line e gratuitas conduzidas por graduandos do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação. A iniciativa atende alunos do Ensino Médio e de graduação de todo o Brasil, com encontros voltados a temas de Matemática, Física, Ciência de Dados e Ciência da Computação.
Anderson Aquiles é o presidente do conselho diretor do projeto, que já ofereceu 80 tutorias em 2 meses de funcionamento. “A sensação que fica é de profunda satisfação por estar ajudando aqueles que precisam e que querem aprender. Penso muito que, no futuro, o projeto possa crescer ainda mais e levar conhecimento aos alunos que verdadeiramente o desejam”, disse.
Para fazer parte da comunidade e agendar um horário de tutoria, é necessário se cadastrar no site oficial do projeto. Após o cadastro, é possível escolher o tema e o horário do encontro. O ambiente de aprendizado colaborativo é 100% ministrado por graduandos, com a coordenação do professor Cláudio Lenz.
O aluno Lucas Paulo é um dos 74 tutores cadastrados no Integrando, e está satisfeito com a interação entre os participantes. “Poder ajudar outros alunos, de outros lugares, com suas dificuldades, me alegra e me motiva a continuar aprendendo. Além disso, é uma oportunidade de revisar conteúdos mais antigos, o que é muito útil num curso mais avançado de matemática. Durante os encontros, trabalhamos o que o aluno diz que está precisando: tirar dúvidas, ter uma aula expositiva, etc., buscando sempre desenvolver a intuição necessária. No geral, buscamos discutir o tema, fazer um panorama geral do conteúdo e resolver questões do tema”, disse.
Renan de Paula, 15 anos, é aluno do 1º ano do Ensino Médio, em Barras (PI), e conheceu o projeto de extensão em um grupo de amigos e, desde então, já participou de tutorias de funções e progressões, equações e inequações, teoria dos conjuntos e geometria plana e espacial. “Os encontros foram além da minha expectativa. Os tutores mostraram o assunto e tiraram minhas dúvidas com muita facilidade. Estou achando o projeto incrível, ajuda muito aqueles que querem ter uma aula diferenciada e mais especializada”, contou.
Além de tirar dúvidas sobre disciplinas das áreas do bacharelado, os interessados podem ainda agendar um horário de tutoria para saber mais sobre o dia a dia de estudos no Porto Maravalley, a grade curricular e as oportunidades que o programa de graduação do IMPA oferece. Renan é medalhista da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e deseja ser um estudante do IMPA Tech no futuro. “Uma das minhas metas é estar aí no futuro. Estou me preparando para a 2ª fase da OBMEP deste ano, espero conseguir medalhas o suficiente para conseguir ingressar na graduação”, disse.
Processo seletivo 2026
As inscrições para a nova turma do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação abrem na segunda-feira (3), às 9h, em impatech.edu.br. Serão oferecidas até 100 vagas para jovens de todo o Brasil que já tenham concluído o Ensino Médio. O processo seletivo é feito através de olimpíadas científicas ou a nota de Matemática do Enem. A segunda fase é de entrevistas individuais on-line. Confira o edital completo.
Leia mais: IMPA Tech divulga edital para turma 2026 da graduação em Matemática
Veja também: IMPA Tech é destaque em programas de educação do Governo Federal
