No Dia dos Professores, alunos fazem tour no Estádio do Maracanã
Atividade faz parte do projeto ‘Corpo e Mente em Movimento’ do NAP
Uma manhã no templo do futebol! Nesta quarta-feira (15), Dia dos Professores, graduandos do IMPA Tech aproveitaram o feriado escolar para conhecer o Estádio do Maracanã. O tour foi dividido em cinco etapas, passando pelo auditório, vestiários, gramado, zona mista e exposição histórica, que abriga itens marcantes da trajetória do futebol brasileiro. A visita foi organizada pelo NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico) e faz parte do projeto “Corpo e Mente em Movimento”.
“Futebol é uma paixão nacional. Desde pequeno, cresci jogando bola, assistindo jogos e torcendo. Conhecer o Maracanã por dentro, ver fatos históricos e as marcas dos jogadores é a realização de um sonho. Fico encantado de estar aqui hoje”, disse o aluno Herivelton Siqueira.
Ao longo de sua história, o Maracanã já recebeu duas finais de Copas do Mundo, em 1950 e 2014, e de uma edição dos Jogos Olímpicos, em 2016. Também foi cenário de shows inesquecíveis, como o Rock in Rio de 1991, com 1,5 milhão de pessoas. Por décadas, foi considerado o maior estádio do mundo: inaugurado em 1950, tinha capacidade para mais de 200 mil pessoas; hoje, após reformas, comporta 78 mil torcedores.
Seu nome oficial é Estádio Jornalista Mário Filho, mas o apelido “Maracanã” vem do rio que passa nas proximidades, o Rio Maracanã. A palavra tem origem no tupi e significa “semelhante a um chocalho”, em referência ao som emitido por aves da região conhecidas como maracanãs, parentes dos papagaios.
Mesmo aqueles estudantes que não acompanham o esporte no dia a dia aproveitaram o tour. “Não acompanho muito o futebol, mas gostei bastante de conhecer o estádio e gravei várias recordações para meu pai e meu avô. Foi muito legal conhecer a parte histórica do Maracanã, e a vista do gramado é incrível”, destacou o aluno Ryan Kevin.
Na área do acervo, os jovens viram itens de jogadores que marcaram seus nomes na história do estádio, como Pelé, Garrincha e Zico. Camisas clássicas, bolas diversas e chuteiras que marcaram gols decisivos fazem parte da exposição.
Para Ryan, a programação de atividades culturais do IMPA Tech é um dos diferenciais fundamentais da graduação. “Além de ser uma ótima opção de lazer, os passeios promovem uma expansão de horizontes. Saímos um pouco da área da matemática e da tecnologia e conhecemos lugares culturais e históricos”, afirmou.
Além da visita ao estádio, o esporte está presente em outras atividades extracurriculares, como aulas práticas de yoga e atividades físicas, palestras sobre saúde integral e participação em corrida de rua.
Leia mais: ‘Axioma’: inscrições abertas para aulas de matemática avançada
Veja também: Graduandos participam de nível universitário da OBM
