Seminário apresenta métodos que auxiliam na gestão de dados
Leonardo Azevedo, pesquisador da IBM, destacou os princípios FAIR
A gestão eficiente de dados de pesquisa é um dos grandes desafios da ciência contemporânea. Esse foi o tema central do seminário “Ferramentas e Framework para Caracterização e Avaliação FAIR: Avanços em Direção à FAIRificação de (Meta)dados”, realizado nesta terça-feira (4), no IMPA Tech.
O palestrante Leonardo Azevedo, pesquisador da IBM Research – Brasil, apresentou a aplicação dos princípios FAIR, que orientam a localização (Findability), acessibilidade (Accessibility), interoperabilidade (Interoperability) e reutilização (Reusability) de objetos digitais. O encontro também discutiu o papel de questionários e ferramentas automatizadas no processo de tornar dados e metadados mais estruturados, acessíveis e reutilizáveis.
“A ideia foi apresentar o trabalho que desenvolvemos na IBM na área de pesquisa e apresentar inovações em banco de dados e engenharia de software. O FAIR ajuda a melhorar os dados de pesquisa, nos leva a questões importantes que precisam ser consideradas quando a gente está avaliando os dados que serão utilizados no nosso experimento. Acho que esses são conceitos importantes para que os alunos entendam mais sobre esses vieses de trabalho e de pesquisa”, explicou Azevedo.
Durante a apresentação, o pesquisador destacou como questionários estruturados podem auxiliar na caracterização de objetos digitais e na compreensão do ciclo de vida dos dados de pesquisa. Esses instrumentos permitem identificar lacunas na documentação e orientar melhorias na gestão e na qualidade das informações produzidas.
As ferramentas automatizadas, por sua vez, realizam análises detalhadas sobre o nível de conformidade dos dados com os princípios FAIR. Utilizando algoritmos avançados, elas avaliam metadados, geram relatórios de FAIRness e oferecem recomendações personalizadas para aprimorar a organização e a interoperabilidade dos dados.
O graduando do IMPA Tech Lucas Fraga ressaltou a interdisciplinaridade do tema. “Achei interessante como a palestra entra em uma área acadêmica e aí conseguimos entender muito mais como os artigos, os dados são avaliados. Também achei interessante que várias ideias desse sistema podem ser transpostas para outros tipos de avaliações. Tanto avaliações que a gente faz na vida pessoal, de tomada de decisões. Isso pode ajudar em várias áreas nas quais precisamos tomar boas decisões.”
